Pular para o conteúdo principal

Foz do Iguaçu - Destinos


Muitos dos textos abaixo foram retirados do DVD "Iguaçu - O Filme".

Uma cidade. Dois rios. Três países. Obras gigantescas, atrações diversas e um espetáculo da natureza.
A região do Iguaçu é tema do post de hoje.

Sabe aquelas listas de lugares que merecem ser visitados antes de morrer? Pois é, a região do Iguaçu com certeza merece estar nelas. Um dos locais mais belos do planeta está no Brasil.
A atração principal, obviamente, são as Cataratas do Iguaçu, mas há muito mais além disso. Leia agora e conheça um pouco sobre a cidade, as cataratas, o Parque Nacional do Iguaçu, a Usina Hidrelétrica de Itaipu, o Parque das Aves e o Ecomuseu de Itaipu.

A Cidade
Localizada no extremo oeste do Paraná, com aproximadamente 320 mil habitantes, Foz do Iguaçu é um dos mais importantes destinos turísticos brasileiros. A cidade é um grande caldeirão cultural, uma das mais ecléticas e cosmopolitas do mundo. Um lugar onde idiomas, moedas e tradições se integram harmoniosamente. Possui uma ótima e enorme infra-estrutura para o turismo. Durante a noite os cassinos, restaurantes e casas de espetáculos mantém a temperatura alta.

Cataratas do Iguaçu
Maior conjunto de quedas d'água de todo o mundo. Na etimologia tupi-guarani Iguaçu significa água grande. As Cataratas se formam na divisa com a Argentina no ponto em que o rio Iguaçu adentra num cânion. Sem dúvida, um dos poucos lugares onde se pode sentir toda a força da natureza.
Algumas quedas d'água chegam a quase 90 metros. São 275 saltos em média, mas varia de acordo com o volume de água do rio. Nas cheias o rio chega a formar mais de 300 saltos e o mais famoso é a Garganta do Diabo. A largura de todas de quedas juntas é de 2700 metros em formato semi-circular.
O barulho das águas das Cataratas do Iguaçu despencando e chocando-se nas pedras e na base é ensurdecedor. Os turistas encontram disponíveis elevadores panorâmicos, trilhas, passarelas e mirantes para contemplar essa maravilha da natureza. E no caminho das trilhas você corre o risco de topar com simpáticos quatis. No lado argentino das cataratas encontram-se 75% dos saltos d'água, o que proporciona uma vista mais bela e ampla no lado brasileiro.
O Macuco passeio de barco é um dos mais famosos. Imperdível para quem gosta de aventura, ele passa por trilhas e barcos que levam os visitantes até a base de algumas quedas d'água das cataratas. No Cânion Iguaçu os turistas contam com arvorismo, escalada, rapel, tirolesa e rafting.

Parque Nacional do Iguaçu
Uma das maiores reservas florestais da América do Sul com 185.262 hectares, o Parque Nacional do Iguaçu foi declarado, em 1986, como Patrimônio da Humanidade. O clima preserva uma exuberante vegetação sub-tropical e uma biodiversidade que atrai pesquisadores do mundo todo.
O parque abriga cerca de 2000 espécies de plantas, mais de 250 de borboletas, 69 de peixes, 12 de anfíbios, 41 de serpentes, 8 de lagartos, 3 de quelônios, 348 de aves e 45 de mamíferos. Animais como a ariranha, a onça pintada e o papagaio-de-peito-roxo consideradas espécies ameaçadas encontram ali um refúgio.
O Parque Nacional do Iguaçu recebeu em 1998 um projeto pioneiro para melhorar a qualidade de visitação do parque e diminuir o impacto ambiental que a mesma provocava. Hoje se obtêm o máximo de contato possível com a natureza do parque com o mínimo impacto ambiental.


Usina Hidrelétrica de Itaipu
O rio Paraná é o 7º maior do mundo. Suas águas profundas são um convite para a prática de pesca e a forte correnteza dá ao rio um elevado potencial hidráulico que é aproveitado pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, um empreendimento binacional entre Brasil e Paraguai.
De 1975 a 1982 a construção da usina de Itaipu ocupou mais de 40.000 operários. O volume total de concreto utilizado na construção de Itaipu seria suficiente para construir 210 estádios como o Maracanã. O ferro e aço utilizados permitiriam a construção de 380 Torres Eiffel. Itaipu possui 20 unidades geradoras de 700 megawatts cada. A vazão máxima do vertedouro de Itaipu corresponde a 40 vezes a vazão média das Cataratas do Iguaçu. O lago de Itaipu tem 13.050 km² de área com 29 milhões de m³ e quase 200 km de extensão.
A usina é aberta para visitação. A noite a iluminação monumental da barragem é mais um show de beleza oferecido aos turistas.


Parque das Aves
Um lugar que é parada obrigatória para quem visita Foz do Iguaçu é o Parque das Aves. O maior viveiro de aves da América Latina fica a 300 metros do acesso ao Parque Nacional do Iguaçu. Um exemplo de consciência e conservação. Um parque temático criado em 1994 pelo casal Dennis e Anna Croukamp dedicado a preservação de animais silvestres e que garante a preservação de 17 hectares de mata nativa que ele ocupa. Este é o parque das aves. Com mais de mil aves e de 145 espécies, o parque é mantido com recursos da própria visitação e representa para os visitantes uma oportunidade de conhecer de perto a vida das aves.
O passeio é feito por uma trilha de aproximadamente 1 km que leva a diversos viveiros integrados a floresta. Em alguns espaços pode-se entrar e ficar junto com os pássaros. Alguns exemplos dos viveiros são o do Pantanal, o da Savana Africana, o das Araras, o dos Passarinhos e o das Harpias, que é o maior de todos.
Lá você encontrará aves como garças, saracuras, marrecos, grows, guarás rubras, pavões, araras, tucanos, avestruzes, flamingos, beija-flores e até mesmo, casuares (a ave mais agressiva do mundo) e harpias (a maior água do mundo que pode chegar a até 2 metros de envergadura) e também outros animais como jibóias, sucuris, jacarés, iguanas, pequenos primatas e borboletas.
Muito mais do que um simples parque, o Parque das Aves é um verdadeiro santuário para todos os animais que vivem nele.


Ecomuseu
Um outro local que vale a pena conhecer é o Ecomuseu de Itaipu onde estão expostos materiais relacionados a fauna, flora e cultura da região. A história de Itaipu e dos principais fatos da região pode ser conhecida no Ecomuseu. Um museu diferente dos tradicionais, dividido em módulos, dispõe de recursos inovadores que incluem cenários, maquetes e painéis eletrônicos.

Não coloquei endereços, pois em Foz do Iguaçu você facilmente encontra em hotéis, agências de turismo ou postos de orientação ao turista diversos planfetos com mapas que mostram a localização das principais atrações da cidade.

Links:

Comentários

  1. Muito legal Foz do Iguaçu ,geralmente a gente só ouve falar das Cataratas, mas você mostrou outras opções de turismo. Bacana...

    ResponderExcluir
  2. Que lindo as imagens Lele

    ResponderExcluir
  3. Eu já fui umas três vezes e é lindo.Um show da natureza para nós.Vale muito apena ir lá.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ciência Nua e Crua - Série de Programas

Assistindo TV por esses dias encontrei um programa super interessante na TV Escola que se chama Ciência Nua e Crua ( Rough Science , do inglês). E pesquisando sobre na internet achei um post muito bom que fala sobre esse divertido programa que em cada episódio utiliza conhecimentos científicos para resolver um desafio. Então hoje vou me poupar do trabalho de escrever um post e vou copiar uma parte do post do blog Evandro Teleginski . Para conhecer este blog e só clicar no nome do mesmo. "Esta série é produzida pela TV britânica BBC 2, no projeto Open University. Trata-se de um grupo de cientistas que estão em locais isolados e utilizam materiais reaproveitados ou elementos da natureza para resolver problemas ou inventar tecnologias. As experiências têm teor de brincadeira, porém usam conhecimento científico avançado. São três cientistas e uma apresentadora, que na maioria das vezes é cobaia das experiências. Há um engenheiro mecânico que utiliza materiais de uma ofic

Dexter - Série

Inspirada nos livros de Jeff Lindsay, Dexter é uma premiada série de televisão norte americana do canal Showtime. Atualmente 4 temporadas completas da série já foram ao ar. Durante o dia Dexter Morgan trabalha como analista forense para o departamento de polícia do Condado de Miami-Dade, mas é durante a noite que sua identidade mais interessante se revela. Ele também é um serial-killer que mata pessoas que conseguiram escapar da polícia, mas pessoas que segundo análise dele realmente merecem morrer, que são como lixo poluindo a sociedade. Interpretado brilhantemente por Michael C. Hall, Dexter não poderia ganhar melhor ator para lhe dar vida. Michael simplesmente se encaixa perfeitamente no personagem. A primeira temporada é considerada por muitos (inclusive eu) como a melhor, mas vale a pena dar uma olhada em todas, afinal de contas, Dexter não é um sucesso só pela primeira parte de sua história.

Jongens (Boys) - Filme

Filme holandês de 2014 dirigido por Mischa Kamp, Jongens ( Boys : título americano; Garotos : título brasileiro) é um drama/romance de temática LGBT. Sinopse: Sieger (Gijs Blom) e Marc (Ko Zandvliet) são dois adolescentes que acabam na mesma equipe numa competição de revezamento. Ao longo dos treinamentos e do tempo livre, surge entre eles um grande elo de amizade que logo se desenvolve para além disso. Mas para Sieger uma relação assim não é algo tão simples. Em meio a busca de seus objetivos na competição e a conflitos familiares, ele acaba numa luta interna com seus sentimentos em relação a Marc. A dualidade entre reprimi-los, em função de um preconceito incrustado, aparentemente sutil, mas na realidade muito agressivo e danoso, ou de dar vazão a esses sentimentos enfrentando ao mesmo tempo a perspectiva de uma experiência de vida plena e sincera com Marc, mas também fora do que quase todos esperariam dele e, portanto, podendo também sofrer com isso, é o grande mote da trama.